Dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, Páscoa, Natal para mim não passam de datas comerciais. Já faz alguns anos que combinei com os meus filhos que não vamos mais nos presentear, apenas nos aniversários, afinal é dia de comemorar a vida! Mas tenho o cuidado de fazer alguns agrados, pequenas surpresas, sem que haja alguma "data" para isso.
E ser surpreendido assim promove uma imensa sensação de bem-estar e acolhimento. Que sensação boa alguém te trazer algo porque viu e lembrou de ti, lembrou que tu gosta, sem a preocupação de que tem que comprar algo porque "é dia de..."
As chances de tu acertar no presente aumentam significativamente.
De que adianta no dia das mães postarem fotos e mensagens nas redes sociais e todos os dias agredir com palavras aquela que te gerou e te cuida? De que adianta fazer juras de amor nas redes sociais e trair seu namorad@? De que adianta não ligar para o seu pai e perguntar como ele está, e no dia dos pais postar textão e fotos com ele de quando tu era criança porque não tem nenhuma atual para compartilhar? De que adianta presente no dia das crianças se todos os dias tu grita com teu filho porque não tem argumentos para ensinar com amor?
De que adianta?
Porque vou pagar 30% a mais no chocolate em uma única data se posso saborear uma barra com os meus filhos qualquer dia da semana enquanto assistimos algo que nos faz estar e juntos, rindo e nos divertindo?
Talvez, e muito provavelmente, muitos irão ler e pensar: nossa Jana, que horror! Hoje é dia dos pais!
Para mim é todos os dias e nunca deixo de dizer a ele o quanto o amo e sou grata pela sua vida. E eu digo mesmo, qualquer hora do dia. E peço para o Cara lá de cima que me dê muita saúde para poder cuidar deles (pai e mãe) sempre que precisarem, e retribuir tudo que já fizeram e fazem por mim e pelos meus filhos.
Então eu acordo todos os dias e me pergunto: hoje é dia quê?
Pode ser dia de ligar para alguém que tu não vê ou fala a algum tempo, pode ser dia de fazer as pazes com o teu irmão, pedir desculpas para os teus pais, brincar com os teus filhos, comprar ou fazer algo para dar de presente para uma pessoa especial. Pode ser dia de esclarecer aquele mal entendido que gerou desconforto com alguém, de preparar o café da manhã para a tua mãe, de fazer uma massagem nos pés de alguém que chegou cansado do trabalho e busca o aconchego de uma boa companhia. Pode ser dia de mandar uma mensagem para aquela pessoa que tu sabe que está enfrentando um tratamento difícil e só precisa de alguém para dizer que vai ficar tudo bem.
Enfim. E para você, hoje é dia quê?