ESCUTA ATIVA

 

Escuta ativa é escutar atentamente. É atenção plena no outro, é olho no olho. É esvaziar-se por completo para se inundar da partilha de alguém, e assim, permitir que esse alguém se esvazie também.

Escuta ativa é começar uma conversa com um sincero: "como tu está?" E sincero significa querer saber de todo o coração. É fazer uma checagem de como a outra pessoa se sente.

E se essa pessoa disser que tem sido dias difíceis, devolva com um: "eu estou te entendendo". Sem opinar, sem dar conselhos, sem julgamentos, sem falar de si mesmo...apenas ouvir, de forma gentil e generosa.

Cuidar não é resolver os problemas do outro. É ser a solução, sendo um bom ouvinte, um bom ombro, um bom coração.

É ser solução sem querer convencer que o teu problema é maior do que o dele. Sem "vomitar" no outro as tuas mágoas acumuladas, sem assombrar com os teus fantasmas, sem destilar com o teu veneno (porque sim, às vezes estamos envenenados).

A escuta ativa é o despertar de uma consciência para fazer uma escolha que nos liberte de reagir reativamente, nos fazendo pensar antes de agir. Ainda que às vezes, e só às vezes, agir sem pensar possa parecer liberta(dor). 

E nesse exercício de escuta ativa, e sensível, a empatia faz morada e o coração fica cheio de carinhos quentes.

E aí está a lógica de termos dois ouvidos e apenas uma boca. 

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem