Amor Incondicional

Amor incondicional é algo que tenho ouvido com frequência, na mesma "vibe" da gratidão. Todos dizem e emanam amor incondicional. 

Fico pensando se somos mesmos capazes de amar de forma incondicional, sem impor condição alguma. Afinal, estamos sempre "chantageando" as relações de alguma forma, até mesmo velada. 

Com os filhos, quando condicionamos algo que eles queiram ao bom comportamento; no trabalho quando nossa promoção está condicionada a nossa produção e rendimento; nas amizades quando ficamos esperando ser reconhecido por aquilo que fazemos pelo nosso amigo, e ficamos magoados quando ele não nos atende ou nos dá a devida (a que esperamos) atenção. Nas relações românticas quando condicionamos ceder se outro ceder também...e até mesmo na nossa relação com Deus quando prometemos algo em troca de alguma coisa. 

Acho que amar de forma incondicional é quase que santificar uma pessoa. Será que somos realmente capazes de amar sem esperar algo em troca? Será que somos capazes de amar em uma via de mão única? Porque no fundo, bem lá no fundo, acreditamos que a vida irá nos retribuir, algum dia, os "bons feitos", o amor que damos. 

Na velhice acreditamos que nossos filhos irão cuidar da gente, que o cargo tão almejado virá, que os amigos estarão com a gente nos momentos mais difíceis, que a vida te apresentará a tua alma gêmea, e que Deus abrirá as portas do paraíso porque tu fez tudo direitinho aqui na Terra.

Acho que a gente faz porque acredita na recompensa. E deixemos aqui a hipocrisia de lado. Sejamos honestos com nossos sentimentos e pensamentos. Sejamos honestos com o amor. Até porque o nosso processo de evolução caminha pelo nosso lado "sombrio", e para viver esse amor incondicional, para experimentá-lo e doá-lo, é preciso encarar as nossas fraquezas e administrar nossas expectativas. 

Ah...as expectativas. Sempre elas. O "Lúcifer" das nossas relações. Afinal, temos que colocar a culpa em alguém. 

No meu processo de autoconhecimento (aos 46 anos), e na tentativa de entender um pouquinho o que estou fazendo aqui - nesse mundo - me dei conta que eu vim para aprender sobre o AMOR. 

Porque eu, na minha arrogância, achei que tinha tanto amor para dar, que esse era o motivo pelo qual eu havia recebido tantas coisas para amar nessa vida, e hoje entendo, que tudo que recebi, foi na verdade, para eu aprender COMO amar: aprender a amar de forma incondicional. 

Eu sigo no meu processo, lento e intenso. Sigo fazendo descobertas e conexões que me aproximam de um ideal. Eu estou aprendendo comigo mesma, com as minhas experiências, com as minhas memórias, com as minhas crenças, ressignificando todas elas. 

Eu te convido a pensar sobre o amor! Qual a tua experiência com amor incondicional?


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem